Make your own free website on Tripod.com

Home

Introdução | Soluções para Deficientes | Deficientes Visuais | Deficientes Motores | Deficientes Auditivos | Os Excluídos da WEB | Bibliografia e Links
Deficientes Motores
Excluídos da Tecnologia

Algumas das maneiras utilizadas para adaptar o computador para a realidade do deficiente físico é através do uso de teclados especiais ou especialmente configurados, de forma a receberem melhor a entrada de pessoas com problemas motores. Porém, usuários com deficiências físicas não precisam necessariamente de adaptações especiais de hardware para poder utilizar um computador. Mesmo os que não possuem o movimento dos braços e pernas, ainda podem utilizar um teclado normal fazendo uso de uma varinha que controlam com a boca, ou então desenvolvendo, pela necessidade, alguma solução alternativa que, quando tem sucesso, acaba chegando ao uso comum.

Relato de Fábio sobre suas dificuldades:

Como utilizo o computador após ter ficado tetraplégico fisicamente? Posso dizer que para chegar nesse estágio não foi muito fácil, tive que reaprender a ter uma vida normal dentro das possibilidades, conviver com naturalidade com essa deficiência.
Felizmente e graças a Deus, contei e ainda conto com o apoio incondicional de minha família e de alguns amigos para poder chegar nesse estágio. O principal obstáculo que me deparei após o acidente não foi a deficiência e sim o meu estado mental para me assumir e viver assim. Um acidente desse gênero realmente afeta qualquer ser humano!
Em 1989, foi criado uma adaptação, pela minha família com auxilio do fisioterapeuta e palpites de amigos, para assim eu poder continuar futricar no que já fazia desde meus 11 anos: micro informática. Uma mesa tipo de desenhista foi montada, com espaço embaixo para entrar com a cadeira de rodas, assim como um digitador (ultra leve) que seguro entre os dentes para poder digitar. Com um telefone tipo usado por telefonistas, no qual fica por cima da cabeça, me permite atender e efetuar ligações sem depender de terceiros.

Easy Access

Usuários com deficiências cognitivas diversas também podem ter problemas ao utilizar o teclado. Se sua coordenação motora não for boa, um teclado muito sensível pode ser simplesmente impossível de se utilizar. Vários tipos diferentes de hardware são desenvolvidos para atender às mais diferentes formas de deficiências físicas e motoras.
Além disso, existem também algumas soluções já implementadas nos sistemas operacionais de hoje que auxiliam no tratamento dessas dificuldades. Um exemplo é a funcionalidade Easy Acces, que possibilita alterações na sensibilidade do teclado, formas alternativas para combinações de teclas e ainda uma alternativa ao uso do mouse.

O programa oferece a opção de se emular o mouse no teclado numérico, o que possibilita a sua utilização por um usuário dependendo de uma varinha de boca. O tempo de resposta das teclas pode ser ajustado até um patamar confortável para o usuário.
Outra funcionalidade permite alterar o tempo de resposta de todas as teclas, efetivamente modificando com isso a sensibilidade do teclado, e sua suscetibilidade a toques equivocados do usuário. Note a opção de se acrescentar um som como resposta cada vez que se pressiona uma tecla e esta é considerada.
Finalmente a funcionalidade Sticky Keys faz com que, após se pressionar por cinco vezes sucessivas a tecla shift, a proxima tecla a ser pressionada é considerada como a primeira de uma combinação de teclas. Um sinal sonoro pode indicar que essa tecla foi efetivamente guardade na memória.
De outra forma, uma sequência de atividades repetitivas, ou atividades de longa duração podem se impor como obstáculos intransponíveis para usuários com deficiência de concentração ou memória. Em casos como esse, existe o desenvolvimento de tecnologias que permitem que o computador rapidamente reveze tarefas diferentes ou uma mesma tarefa com alterações, de forma a auxiliar o usuário a manter sua concentração.

dosvox.jpg

Fábio: ficou tetraplégico depois de levar um tiro acidentalmente






dosvox.jpg

Easy Access e suas múltiplas possibilidades de ajuste da interface para o teclado